Como atua o Médico Geriatra?

Como atua o Médico Geriatra?

O geriatra se utiliza de uma abordagem ampla e multidimensional, através da aplicação de instrumentos específicos que avaliam, além da condição médica (incluindo a apreciação dos problemas de saúdes existentes e os tratamentos realizados), aspectos psicossociais, funcionais, nutricionais, cognitivos, valores e preferências. Por essa razão, a consulta geriátrica pode ser um pouco mais demorada.

A função primordial do geriatra é prevenir incapacidades, isto é, atuar no sentido de preservar ao máximo as capacidades funcionais e cognitivas ao longo do processo de envelhecimento, sempre visando a melhor qualidade de vida possível.

Por isso, é bastante comum que o geriatra atue em conjunto com outros profissionais de saúde, como enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sócias, dentre outros, compondo equipes multiprofissionais. Essa atuação pode se dar em diversos locais como consultórios, hospitais, instituições de longa permanência e no próprio domicílio do paciente.

Fontes:

  • Organização das Nações Unidas (ONU);
  • Organização Mundial de Saúde (OMS);
  • Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE);
  • American Geriatrics Society (AGS);
  • Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *