O envelhecimento ou senescência é um processo fisiológico caracterizado pela redução gradual e progressiva das reservas orgânicas e funcionais que não decorre de doenças e nem compromete as necessidades básicas de manutenção de vida.
Acontece de forma natural em todos os organismos que envelhecem, embora não ocorra de forma homogênea em todos os indivíduos, pois apesar de ser regulado por mecanismos celulares intrínsecos a todos, seu processo pode ser modulado por numerosas influências externas, como os hábitos de vida e o meio em que vivemos, por exemplo.
Tal processo, apesar de natural, pode estar associado ao aumento do risco de vulnerabilidades e fragilidades, principalmente quando associado a presença de doenças comuns nesta fase da vida.
Considera-se que o envelhecimento é patológico (senilidade) quando influenciado pela presença de doenças que agravam as perdas fisiológicas e funcionais levando a insuficiências orgânicas e incapacidades físicas, mentais e/ou funcionais, com aumento de riscos à saúde e maior probabilidade de morte.
Fontes:
- Organização das Nações Unidas (ONU);
- Organização Mundial de Saúde (OMS);
- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE);
- American Geriatrics Society (AGS);
- Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG).
Olá, isso é um comentário.
Para começar a moderar, editar e excluir comentários, visite a tela de Comentários no painel.
Avatares de comentaristas vêm a partir do Gravatar.