Quando se deve procurar um Geriatra?

Ter cuidados adequados com a própria saúde é algo recomendado em qualquer fase da vida. Tais cuidados se tornam cada vez mais importante à medida que envelhecemos. Mas esses cuidados devem ser continuados, quando, então, se deve procurar um geriatra?

Na verdade, não existe uma idade ideal para se iniciar o acompanhamento com o geriatra. Recomenda-se que pessoas com 60 anos ou mais passem por avaliações com o geriatra, no entanto, nada impede que se inicie o acompanhamento mais precocemente, visando prevenção de doenças e envelhecimento saudável e maximização da qualidade de vida.

Importante ressaltar que o geriatra nunca será capaz de impedir o processo de envelhecimento, mas pode auxiliar para que este ocorra da forma mais natural e saudável possível, auxiliando o paciente a gerir sua própria saúde. 

Algumas situações ou condições podem fazer da avaliação de um geriatra algo primordial. Na presença de condições de saúde que levem a risco de perda funcional ou que já causem deficiências e fragilidades que comprometem a independência ou na presença de sintomas como perda ou alteração de memória, mudanças de comportamento, dificuldade para realizar atividades que antes eram realizadas com facilidade, quedas frequentes, perda inexplicado de peso ou quando familiares e/ou cuidadores percebem grande estresse e sobrecarga nos cuidados de um idoso; a intervenção de um geriatra será de grande benefício.

Fontes:

  • Organização das Nações Unidas (ONU);
  • Organização Mundial de Saúde (OMS);
  • Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE);
  • American Geriatrics Society (AGS);
  • Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *